| Colectores 4-1 ou 4-2-1? | |
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Autor | Mensagem |
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KKND D16Y8 (1.6cc 16v SOCH VTEC PGM-FI) 127cvls
Número de Mensagens : 110 Idade : 39 Localisation : Margem Sul (Corroios/Seixal) Data de inscrição : 17/09/2007
| Assunto: Colectores 4-1 ou 4-2-1? Ter Set 18, 2007 6:57 am | |
| Boas é como diz o topico vou adquirir uns colectores mas tenho duvidas sobre quais devo escolher e deram-me esta explicaçao:
Com os 4-1 consegues ter melhores ter mais poder em regimes altos apartida cerca das 6000rpm
Com os 4-2-1 tens mais poder em todo o regime desde as 2000rpm, é um colector muito mais equilibrado que dá para fazer arranques e ponta.
Em nenhum dos colectores perdes potencia em ponta nem arranque.
aguardo ajudas | |
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Dough_boy B18C5 (1.8 16V DOHC VTEC PGM-FI) 195cvls
Número de Mensagens : 323 Idade : 40 Localisation : Baixa da Banheira Data de inscrição : 28/05/2007
| Assunto: Re: Colectores 4-1 ou 4-2-1? Ter Set 18, 2007 11:58 am | |
| Sim o que tu expecificas-te esta correcto....Mas sempre ouvi dizer que os colectores 4-1 tiravam mais ponta e te davam mais arranque pk se reparares tens a saida directa para a linha logo ai tens mais força em baixas... penso eu de que, mas que os peritos se pronuciem.. | |
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KKND D16Y8 (1.6cc 16v SOCH VTEC PGM-FI) 127cvls
Número de Mensagens : 110 Idade : 39 Localisation : Margem Sul (Corroios/Seixal) Data de inscrição : 17/09/2007
| Assunto: Re: Colectores 4-1 ou 4-2-1? Ter Set 18, 2007 12:24 pm | |
| - Dough_boy escreveu:
- Sim o que tu expecificas-te esta correcto....Mas sempre ouvi dizer que os colectores 4-1 tiravam mais ponta e te davam mais arranque pk se reparares tens a saida directa para a linha logo ai tens mais força em baixas... penso eu de que, mas que os peritos se pronuciem..
pois é isso mesmo que ouço mas este gajo a quem vou comprar uns DC diz-me so a partir das 6000 é que os 4-1 bombam e que os 4-2-1 bombam a partir das 2000. vou esperar pa ouvir mais opinioes | |
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Opium EB1 (1.2cc 8v SOCH 2bbl Carb) 50cvls
Número de Mensagens : 15 Data de inscrição : 17/08/2007
| Assunto: Re: Colectores 4-1 ou 4-2-1? Qua Set 19, 2007 4:53 pm | |
| Boas!
o que se diz para aí é que 4-2-1 são bons em regimes baixos e médios e não tão bons em altos; os 4-1 por outro lado são bons em altas e não tão bons em médios/baixos...
No meu caso optei por uns 4-1, porque a meu ver os hondas (vti's, R's)são bons é em altas e é em altas que os picos se dão, por isso achei natural colocar uns 4-1, visto que assim tenho o produto certo para quando quero rasgar... | |
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CRX_R EB1 (1.2cc 8v SOCH 2bbl Carb) 50cvls
Número de Mensagens : 23 Data de inscrição : 19/09/2007
| Assunto: Re: Colectores 4-1 ou 4-2-1? Qui Set 20, 2007 2:04 pm | |
| 4-1 para ponta e 4-2-1 para arranke.
Tinha ideia k era ao contrario mas nao... | |
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Dough_boy B18C5 (1.8 16V DOHC VTEC PGM-FI) 195cvls
Número de Mensagens : 323 Idade : 40 Localisation : Baixa da Banheira Data de inscrição : 28/05/2007
| Assunto: Re: Colectores 4-1 ou 4-2-1? Qui Set 20, 2007 3:10 pm | |
| sim eu tb sempre ouvi dizer que 4.1 e para disparo, devido tb a logica de ser mais directa a saida, sai logo de 4 vias para 1, enquanto o 4.2.1 nao inda se divide, e para assim da mais compressao para altas... mas ja estou a ver que estou enganado | |
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Opium EB1 (1.2cc 8v SOCH 2bbl Carb) 50cvls
Número de Mensagens : 15 Data de inscrição : 17/08/2007
| Assunto: Re: Colectores 4-1 ou 4-2-1? Qui Set 20, 2007 3:43 pm | |
| Boas! aqui fica umas cenas para lerem acerca dos colectores de escape http://www.hadamotorsport.com/tech/review/dsemc/index.html (este já coloquei num outro forum) para terem a certeza da grande diferença entre 4-1 e 4-2-1 "Colectores de escape Os colectores servem para afunilar os gases de escape num único tubo para que não seja necessário ter por exemplo 4 tubos de escape num carro num carro de 4 cilindros! O desenho dos colectores tem um papel fundamental no desempenho do sistema de escape. Normalmente é alterando os colectores que se obtém os maiores ganhos de potência. O tubo de cada cilindro deve ter o mesmo comprimento para manter uma banda de potência agradável. A forma como os tubos se unem, por exemplo 4 num motor de 4 cilindros, deve ser tal que não afecte a combustão nos outros cilindros. O material também tem um papel importante na qualidade de uns colectores. A forma como os colectores são fixados ao bloco do motor também é importante e os 4 tubos devem estar unidos uns aos outros para proporcionar uma rigidez maior. Normalmente a temperatura no exterior dos colectores em funcionamento é elevada o que faz com que a temperatura no interior do motor aumente e afecte por exemplo, em alguns carros, os tubos que saem do intercooler e contribuam para aumentar a temperatura do ar dentro desses tubos. Nestes casos e em competição costuma-se isolar os colectores através das formas mais variadas, revestindo-os de um material isolante. Num sistema 4-2-1, cada tubo é agrupado com outro ficando dois tubos que se unem depois na parte inferior do carro num único tubo. Este tipo de design proporciona uma boa potência máxima a altas rotações e um binário elevado. Num sistema 4-1, os tubos unem-se no mesmo local. É o design que proporciona a potência mais elevada a altas rotações embora a potência a rotações mais baixas seja menor assim como o binário. Normalmente esta configuração é usada em competição onde os carros precisam de ter mais potência a altas rotações." .in TOL. só mais uma achega, não se esqueçam que os hondas fazem mais rotação que os outros carros normais, por isso continuo a achar que o melhor é os 4-1 (a não ser que estejam a pensar nos 4-2-1 da Toda, mas isso é outra louça) espero ter ajudado a malta. | |
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KKND D16Y8 (1.6cc 16v SOCH VTEC PGM-FI) 127cvls
Número de Mensagens : 110 Idade : 39 Localisation : Margem Sul (Corroios/Seixal) Data de inscrição : 17/09/2007
| Assunto: Re: Colectores 4-1 ou 4-2-1? Qui Set 20, 2007 3:48 pm | |
| - Opium escreveu:
- Boas!
aqui fica umas cenas para lerem acerca dos colectores de escape
http://www.hadamotorsport.com/tech/review/dsemc/index.html (este já coloquei num outro forum)
para terem a certeza da grande diferença entre 4-1 e 4-2-1
"Colectores de escape Os colectores servem para afunilar os gases de escape num único tubo para que não seja necessário ter por exemplo 4 tubos de escape num carro num carro de 4 cilindros! O desenho dos colectores tem um papel fundamental no desempenho do sistema de escape. Normalmente é alterando os colectores que se obtém os maiores ganhos de potência. O tubo de cada cilindro deve ter o mesmo comprimento para manter uma banda de potência agradável. A forma como os tubos se unem, por exemplo 4 num motor de 4 cilindros, deve ser tal que não afecte a combustão nos outros cilindros. O material também tem um papel importante na qualidade de uns colectores. A forma como os colectores são fixados ao bloco do motor também é importante e os 4 tubos devem estar unidos uns aos outros para proporcionar uma rigidez maior. Normalmente a temperatura no exterior dos colectores em funcionamento é elevada o que faz com que a temperatura no interior do motor aumente e afecte por exemplo, em alguns carros, os tubos que saem do intercooler e contribuam para aumentar a temperatura do ar dentro desses tubos. Nestes casos e em competição costuma-se isolar os colectores através das formas mais variadas, revestindo-os de um material isolante.
Num sistema 4-2-1, cada tubo é agrupado com outro ficando dois tubos que se unem depois na parte inferior do carro num único tubo. Este tipo de design proporciona uma boa potência máxima a altas rotações e um binário elevado. Num sistema 4-1, os tubos unem-se no mesmo local. É o design que proporciona a potência mais elevada a altas rotações embora a potência a rotações mais baixas seja menor assim como o binário. Normalmente esta configuração é usada em competição onde os carros precisam de ter mais potência a altas rotações."
.in TOL. só mais uma achega, não se esqueçam que os hondas fazem mais rotação que os outros carros normais, por isso continuo a achar que o melhor é os 4-1 (a não ser que estejam a pensar nos 4-2-1 da Toda, mas isso é outra louça) espero ter ajudado a malta. agradeço a todos as suas ajudas mas esta nao deixa duvidas :p obrigado | |
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Dough_boy B18C5 (1.8 16V DOHC VTEC PGM-FI) 195cvls
Número de Mensagens : 323 Idade : 40 Localisation : Baixa da Banheira Data de inscrição : 28/05/2007
| Assunto: Re: Colectores 4-1 ou 4-2-1? Sex Set 21, 2007 12:28 pm | |
| ora ai esta uma das grandes duvidas que me tiraram obrigado | |
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Dough_boy B18C5 (1.8 16V DOHC VTEC PGM-FI) 195cvls
Número de Mensagens : 323 Idade : 40 Localisation : Baixa da Banheira Data de inscrição : 28/05/2007
| Assunto: Re: Colectores 4-1 ou 4-2-1? Sex Set 21, 2007 12:30 pm | |
| ora ai esta uma das grandes duvidas que me tiraram obrigado | |
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NeoEG4 D16Y8 (1.6cc 16v SOCH VTEC PGM-FI) 127cvls
Número de Mensagens : 120 Localisation : Algarve Data de inscrição : 19/06/2007
| Assunto: boas Sáb Jan 12, 2008 5:45 am | |
| ta porreiro obrigado pela dica abraço | |
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SpiritWolf Moderador
Número de Mensagens : 206 Idade : 43 Localisation : Margem sul / Brejos de Azeitao Data de inscrição : 18/12/2007
| Assunto: Re: Colectores 4-1 ou 4-2-1? Sáb Jan 12, 2008 8:36 am | |
| concordo com tudo que ai esta ... Eu pessoalmente comprei uns 4-1 em inox , que vou montar durante esta semana que vai entrar... tbm tive muitas vezes essa duvida, mas como me aconselharam quem comprou tbm e tbm os meteu 4-1 ... Em relacao a origem nota-se bem no disparo e tbm se vai notar em ponta por isso o conselho que eu dou para os 4-1 e apenas teorico ate a proxima semana | |
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| Assunto: Re: Colectores 4-1 ou 4-2-1? | |
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